A nossa tão apreciada cuca é uma receita trazida pelos imigrantes alemães. Inspirada no streuselKuchen alemão, a cuca dominou as padarias do sul do Brasil, com a sua farofa crocante e doce.
Servida em lanches ou nos tradicionais cafés coloniais, a origem da cuca é muito mais antiga do que se imagina. Acredita-se que o bolo tenha origem na região da Silésia, que pertence hoje em sua maior parte à Polônia, sendo integrada ainda por Alemanha e República Tcheca.
Se comparado ao pão, o streuselkuchen era considerado um alimento de luxo em Berlim no início do século 20. O doce também era de início muito apreciado na Saxônia. No Brasil, a cuca é feita somente de massa e farofa ou acompanhada de uva preta, banana e até goiabada. Na Alemanha, as coberturas mais apreciadas são a maçã, mohn (semente de papoula), cereja, ruibarbo e zwetschge – um tipo de ameixa.
Aqui ou na Alemanha, a cuca é muito saborosa e pode ser feita de diversas formas e com diferentes recheios. Por falar nisso, qual o seu recheio favorito para a cuca?
留言